2 VIA CARTÃO CIDADÃO: Como Solicitar? Emissão!

Por meio do cartão cidadão os trabalhadores tem acesso as informações trabalhistas. Em situações de perda do documento existe a possibilidade de emitir a 2 via Cartão Cidadão. Este procedimento não requer muitos trâmites e pode ser feito de duas formas. Para os casos na qual o cartão foi furtado ou extraviado aprenda a seguir como pedir a 2 via Cartão Cidadão e conheça os meios disponíveis.

2 via Cartão Cidadão

2 via Cartão Cidadão

Cartão Cidadão

O Cartão Cidadão é um documento magnético na qual permite que o usuário garanta os benefícios do Governo. Pelo documento é possível fazer saque e até consultar FGTS. 

✓ Saiba como ter acesso aos serviços do INSS:

De uso extremamente pessoal ele possui uma senha na qual mantém a segurança das informações. O seu uso facilita o recebimento dos benefícios distribuídos pelo Governo. Além disso, o Cartão Cidadão garante ao cidadão o saque extra do fundo do PIS/Pasep e o abono anual. 

O cartão tem a sua emissão feita pela Caixa Econômica Federal. Além disso, o Governo Federal também presta apoio pelo documento.

Com isto o item pode ser considerado a chave para garantir acesso a diversos recursos, como o PIS, o saque do Seguro-Desemprego e a consulta do FGTS.

✓ Saiba quem poderá receber o décimo terceiro salário 2019!

Levando estes pontos em consideração se você perdeu o seu cartão é fundamental tomar as devidas providências. Afinal de contas, o documento é um item na qual garante o acesso aos seus benefícios, nada mais justo do que ter o mesmo. Para fazer a solicitação do novo cartão e de forma gratuita, acompanhe as etapas ao longo do artigo.

✓ Quem olhou esse post, se interessou também por:


Exigências Cartão Cidadão

Antes de entender como fazer o pedido da 2 via Cartão Cidadão é preciso saber quem pode solicitar o mesmo. Para esclarecer trazemos a seguir quais são as exigências para o pedido:

  • Cidadãos que tenham FGTS provisionado;
  • Cidadãos que tenham rendimentos do PIS ou Abono Salarial;
  • Cidadãos que tenham parcelas do Seguro Desemprego a receber.


Utilidades do Cartão Cidadão

Como vimos, para ter o seu cartão é necessário atender as exigências do Governo e da Caixa Econômica Federal. Com o documento em mãos é possível desfrutar  dos benefícios, além da consulta e saque. Portanto, logo que for solicitado a 2 via Cartão Cidadão será possível acessar os seguintes serviços:

  • Consultar o saldo do PIS e FGTS;
  • Consultar o benefício do Seguro Desemprego;
  • Solicitar o Seguro Desemprego;
  • Sacar o PIS;
  • Sacar o FGTS;
  • Sacar o Seguro Desemprego;
  • Sacar o Abono Salarial.

Documentos 2 via Cartão Cidadão

Diante os pontos acima, temos que lembrar que o processo requer que o usuário esteja com alguns documentos pessoais. Para não perder mais tempo e fazer a solicitação da 2 via Cartão Cidadão veja quais são os principais documentos:

  • Carteira de identidade – fornecida pelos órgãos de segurança pública;
  • Carteira de habilitação – novo modelo e dentro do prazo de validade;
  • CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social (Modelo Informatizado);
  • Carteira funcional – emitida por repartições públicas ou por órgãos de classe dos profissionais liberais, desde que tenha fé pública reconhecida por decreto;
  • Identidade militar – expedida pelas Forças Armadas ou Forças Auxiliares para seus membros ou dependentes;
  • Carteira de identidade de estrangeiros – emitida pelo Serviço de Registro de Estrangeiros da Polícia Federal;
  • Passaporte – emitido no Brasil ou no exterior, registrado no Serviço de Registro de Estrangeiros da Polícia Federal.

✓ Veja como obter o Cartão Cidadão pela internet 2019!


Como pedir 2 via Cartão Cidadão

O processo para emissão é muito prático e pode ser feito sem muita burocaria. O cidadão tem o direito ao seu cartão gratuitamente e pode pedir a 2 via Cartão Cidadão de duas formas: Telefone ou Postos de Atendimento.

Os postos de atendimento disponíveis são:

  • Terminais de autoatendimento da Caixa;
  • Casas Lotéricas;
  • Correspondentes da Caixa Aqui;
  • Agências da Caixa.

Nestes locais o usuário também deve fazer o cadastro da senha. Ou seja, quando o cartão chegar é preciso fazer o cadastro. Já para pedido por telefone, veja abaixo:

Telefone: 0800 726 0207.

Nota: o cadastro da senha é fundamental para que o usuário possa usar o cartão. Depois de 15 dias no máximo que o cartão chegar vá aos locais acima ou ligue para  fazer o cadastro. Não se esqueça de estar com documento pessoal com foto.


Telefone Cartão Cidadão 2019

Se existir alguma dúvida sobre a 2 via Cartão Cidadão basta utilizar o canal de atendimento via telefone. A ligação é gratuita e pode ser feita de acordo com horário de atendimento.

O serviço está disponível 10h às 18h. Para facilitar o atendimento tenha em mãos os seus documentos pessoais. Abaixo confira os contatos:

  • Telefone: 0800 726 0207;
  • Site oficial: entre aqui.